Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Pilantras com o Ventor

O gato Ticas, nos trilhos do Ventor

Pilantras com o Ventor

O gato Ticas, nos trilhos do Ventor

A foto no cabeçalho é uma representação da batalha naval de Sinop, a qual fez parte de cerca de 300 anos das guerras russo-turcas. Já que o Ventor não diz nada, falarei disso por aqui. Rascunhos do Quico.

_________________________________________________________________________________________________________________________

A Beleza do Azevinho

Azevinho, ilex aquifolium, a única espécie que nasce espontaneamente na Europa e que foi levada para a América do Norte, Austrália, ... onde é considerada uma planta invasora.

O azevinho é uma das numerosas espécies, do género ilex, a única espontânea da Europa e em volta do Mediterrâneo.

Os frutos do azevinho são umas bolinhas vermelhas a que chamamos drupas e persistem todo o inverno, sendo os ramos do azevinho com esses frutos vermelhos, muito apreciados pela época natalícia para enfeitar as casas.

É um arbusto que corre perigo de desaparecer devido à colheita excessiva na época natalícia mas o Ventor já me falou de um azevinheiro que tinha na Assureira e que há mais de 60 anos, lhe cortavam raminhos para o Natal e madeiras para fazerem tamancos e socas. O pai do Ventor usava troncos de azevinho para fazer os tamancos para eles.

2017-12-02 15-30-33_0080.jpg

Um azevinheiro de Sintra, mais que um arbusto, uma árvore

Há onze anos, muitos anos depois de ninguém usar aquele azevinheiro para nada, o Ventor foi à Assureira fazer uma homenagem ao seu belo azevinheiro dos anos 50 e 60' e só haviam uns resíduos verdes da sua existência. O azevinheiro foi morto pelos matos que o envolveram e as suas sombras. Disse-me o Ventor que foi uma tristeza ver o seu lindo azevinheiro praticamente desaparecido.

Para recordar a alguns a beleza dos azevinhos, deixo-vos aqui uma foto que o Ventor trouxe de Sintra, onde às vezes mata saudades e recorda que os azevinheiros ainda existem.