Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Pilantras com o Ventor

O gato Ticas, nos trilhos do Ventor

Pilantras com o Ventor

O gato Ticas, nos trilhos do Ventor

Foto, a morte do rei Artur

 

ticas2.jpgPilantras - o Ticas

Eu sou Pilantras - o Ticas

Bem-vindos aos Blogs do Ticas, este vosso novo amigo na Blogosfera.

Caminharei por aqui ao lado do Ventor nas suas caminhadas, pela África e pelo Passado e do Quico, com a sua arrelia.

E, claro tenho um belo  Fotoblog do Pilantras


24.06.18

Música


Pilantras

Algumas vezes eu e o Ventor ficamos por aqui a ouvir músicas.

Hoje resolvemos fazer algumas alterações neste meu blog. Colocamos uma foto nova no cabeçalho que nos ajuda a perceber como somos pobres em instrumentos de música. E coloquei na página lateral do meu blog, um link para a minha músia.

Este instrumento de música, o triângulo, é um instrumento em que na terra do Ventor, chamavam ferrinhos. Uma vez, quando o Ventor era pequeno, os homens de Olelas (Galiza), vieram à Várzea e a Adrão, cantar os Reis. Foi a primeira vez que o Ventor viu este instrumento com concertinas e caixas.

O triângulo ou ferrinhos

O olifant era um corno que os comandantes militares usavam durante a idade média, para dar sinal às tropas. Eram feitos de dentes de elefantes e neles incrustavam images lindas e desenvolviam belíssimas obras de arte. Talvez o mais famoso olifant de que ouvimos falar seja o usado por Rolando, comandante militar francês do exército de Carlos Magno e que foi morto na batalha de Roncesvales. Este, olifant, em baixo,  foi feito em Itália no séc. XII e hoje encontra-se na Biblioteca Nacional da França, oferecido em 1862. Como vemos, é uma belíssima obra de arte.

Olifant

Voltarei a falar da música e de outo olifnat famoso.