Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Pilantras com o Ventor

O gato Ticas, nos trilhos do Ventor

Pilantras com o Ventor

O gato Ticas, nos trilhos do Ventor

A foto no cabeçalho é uma representação da batalha naval de Sinop, a qual fez parte de cerca de 300 anos das guerras russo-turcas. Já que o Ventor não diz nada, falarei disso por aqui. Rascunhos do Quico.

_________________________________________________________________________________________________________________________

Taj Mahal

O Taj Mahal é uma Obra de Arte construída nos anos 1632-1653. Já o Ventor falou aqui do Taj Mahal, no blog a  Caminhada do Ventor  onde nos fala do essencial do Taj Mahal e também nos dá uns lamirés no post Ormus, no Golfo Pérsico  no Blog, A Grande Caminhada.

 
O Taj Mahal, visto do rio Iamuna.
 

Que poderia eu dizer agora sobre essa obra de arte a que um amigo do Ventor chamou "Amor de Pedra Feito"? Muito, claro! Há tanto para dizer sobre a cidade de Agra, sobre o seu Taj Mahal, sobre o seu rio Iamuna cujas águas passam a beijar as fundações do belo Taj Mahal.

Há tanto para falar sobre essa preciosa obra de arte que incorpora tradições do Islão, da India, da Pérsia e da arquitectura mongol.

 Um vídeo do Youtube que nos mostra o Taj Mahal e o Forte de Agra 

Mas, se repararem bem, verão que, quando o grande Shah Jahan, Imperador Mongol, no sub-continente indiano, nome que vem do persa e significa "Rei do Mundo", construía o seu Taj Mahal, já os portugueses de então, flutuavam pelas bordas (costas da Índia), já lutavam contra tudo que era mongol ou aliados, já construíam fortes, lutavam, por ali, contra os "inimigos da cruz" (turcos, mongóis e ... castas? Se o Ventor me pedir, só se me pedir, ainda um dia falarei por aqui, das castas indianas.

Voltarei a falar do Taj Mahal mas, por outras razões. Não pela sua história de amor que terminou em: "Amor de Pedra Feito".